GELASAL
Grupo de Estudos em Linguística Aplicada/Queer em Questões do Sertão Alagoano
Palestra-aula 07
"Sonoridades (ditas) nordestinas e arranjos inovadores"
Profa. Dra. Ana Cecília dos Santos
(IFMT-Campus de Cuiabá)
Sugestão de texto [para leitura]
"O que é o Nordeste? O que define um nordestino? Juliana Linhares levanta essa discussão em Nordeste Ficção, seu primeiro álbum solo. Nascida em Natal, capital do Rio Grande do Norte, Juliana foi viver no Rio de Janeiro em 2010. Essa mudança deu a ela um lugar de observação privilegiado a respeito dos clichês com que o resto do país enxerga o Nordeste. Observar e esmiuçar esse imaginário coletivo de nordeste profundo acabou gerando material e inspiração para a criação das canções. Marcus Preto, diretor artístico da obra, explica que o objetivo maior era que o álbum abrisse espaço para questionamentos sobre os significados de ser nordestino hoje.
​
Pelo jornalista João Pinheiro, em 15 de abril de 2021.
​
"Além da belíssima voz de Juliana, dos arranjos inovadores para as sonoridades ditas nordestinas, sem deixar de estar nelas referenciadas, podemos dizer que o álbum de Juliana nos coloca musicalmente na vivência de entrelugares, que é a experiência da maioria dos nordestinos, fadados a migração, a desterritorialização, a transplantação, como muito bem figura a bela imagem, presente na canção título, de um cacto sertanejo plantado na soleira da porta de um prédio de cidade grande, mal cuidado, esquecido, quase sem raízes, mas, por isso mesmo, podendo se imaginar ramificando, se espalhando por outros espaços.
​
(ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de, 2021)
Resumo
Nesta palestra-aula, Ana Cecília dos Santos, compositora e intérprete e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2017), com a tese "​Cartografia musical no cinema: um estudo sobre a crítica cultural dos processos criativos em sociedades mestiças", falará sobre "Sonoridades (ditas) nordestinas e arranjos inovadores", a partir de uma solicitação do Gelasal, em virtude do nosso interesse enquanto grupo de pesquisa de compreender o que e quais seriam os arranjos musicais (ditos) nordestinos e o que e quais seriam arranjos musicais nordestinos "novos". No momento do convite foi enviado à professora o link para o álbum musical de Juliana Linhares, intitulado "Nordeste ficção", no qual problematiza os estereótipos musicais na/para a música nordestina. A palestrante em sua aula perpassará por todos esses aspectos, brindando-nos com diversos exemplos de arranjos musicais.